Blog

Novidades do mercado mundial de tecnologia

Informação precisa e sem rodeios 

Programa Beta Tester

10 Junho 2016
Publicado em Novidades

A Basconero lançou um programa de beta testers bastante interessante. Você pode experimentar antes dos demais usuários produtos e serviços que estão em fase final de desenvolvimento.

Como um membro do Programa Beta Tester você pode participar no aprimoramento de softwares da Basconero, utilizando as versões em fase final de desenvolvimento, e deixar-nos saber o que você pensa.

Obviamente, não espere que esses produtos e serviços funcionem sem erros, pois estão em fase final de desenvolvimento, e é possível que careçam de um ou outro ajuste. Você pode testá-los apenas para ver como vão ficar os novos recursos e funções. E, como prerrogativa para participar do programa, você deve dar feedbacks regulares à nossa equipe de desenvolvedores.

Para participar, entre em contato ou aguarde nosso convite.


É necessário pagar uma taxa para aderir ao programa ou pagar pelo uso do software?

Não. Tanto o programa quanto o uso do software em fase beta são gratuitos.


Que tipo de compensação eu recebo por participar deste programa?

Este programa é voluntário, e não serão realizados pagamentos por sua participação. Entretanto, você receberá um cupom de desconto caso desejar adquirir licença de uso da versão definitiva.


O software beta é confidencial?

Sim, o uso do software beta deve ser considerado como informação confidencial. Não instale o software beta em qualquer sistema que você não controla diretamente ou que você compartilha com outros. Não é permitido publicar informações em blog, capturas de tela, tweet, ou publicamente postar informações sobre o software beta, e não discutir o software beta ou demonstrá-lo a outras pessoas que não estão inscritas neste programa. Este regime de confidencialidade permanecerá em vigência até o momento em que a Basconero divulgar publicamente informações técnicas sobre os recursos que até o momento existiam apenas na versão do software beta.

Deseja compilar seu aplicativo Delphi para a plataforma de 64 bits? Alguma atualização corretiva da Microsoft foi distribuída através do Windows Updates e está interferindo no funcionamento de seu sistema? Precisa habilitar suporte aos novos protocolos criptográficos, como por exemplo o Curvas Elípticas que está começando a ser utilizado no Brasil? Está utilizando componentes do Projeto ACBr e gostaria de substituir as bibliotecas CAPICOM, MSXML, OpenSSL, XMLSec e Zlib para componentes nativos?

A Basconero oferece um serviço especializado para estas necessidades, onde é realizada uma engenharia reversa em seus sistemas para elaborar um projeto de migração de tecnologias obsoletas para componentes nativos e aderentes aos sistemas operacionais suportados pelo Delphi, RAD Studio e C++ Builder.

Maiores informações em:


Xamarin Evolve

Entre os dias 15 a 17 de junho ocorrerá a 21ª Edição da Cards Payment & Identification, a maior feira do setor de cartões, meio de pagamento, identificação e certificação digital e e-commerce da América Latina.

A Basconero, especializada em certificação digital, estará presente neste evento.

Maiores informações em:

Xamarin Evolve

Nesta semana está acontecendo em Orlando o Xamarin EVOLVE 16, o maior evento sobre desenvolvimento de soluções móveis multiplataforma do mundo, onde especialistas se relacionam para fazer avançar o estado da arte, discutir a estratégia da abordagem móvel e definir o futuro dos aplicativos.

Na abertura do evento os cofundadores da plataforma Xamarin, Nat Friedman e Miguel de Icaza, falaram sobre a perspectiva futura do desenvolvimento mobile e dos aplicativos multiplataforma.

Neste ano são 1.600 inscritos, 70 palestrantes, além de milhares de profissionais acompanhando o evento de forma online através da transmissão ao vivo em vídeo do evento.

A Xamarin, agora adquirida pela Microsoft, ficou muito melhor. Desde a data do anúncio da aquisição o interesse dos desenvolvedores em Xamarin aumentou 3 vezes. A comunidade agora é maior e melhor porque a plataforma foi incluída dentro do Visual Studio, além de ser open source.

O mundo está preferindo aplicativos móveis nativos, comprovando a tendência informada pelo Gartner que em 2014 indicava que mais de 40% de empresas estavam preferindo o desenvolvimento nativo para aplicativos, que agora já está em 60%. Não importa qual a espécie de aplicativo que você quer oferecer, todo mundo quer nativo, e com Xamarin isso é o que nós entregamos.

O que é nativo?

1. Interface nativa: Não há maquiagens, a interface gráfica (IU) será nativa, correspondendo aos controles e ao paradigma de cada plataforma;

2. Desempenho nativo: A capacidade de desempenho do dispositivo não será desperdiçada (em oposição às tecnologias lentas como controles WEB, AOT no iOS ou JIT no Android);

3. APIs nativas: Sem limitações! Qualquer coisa que você pode fazer com Objective-C, Swift ou Java, pode ser feito em C# com Xamarin.

E finalmente está chegando o "Xamarin.Forms Previewer" (atualmente em versão alpha), que possibilita visualizar a interface gráfica em tempo de desenvolvimento durante a edição em formato XAML. Vale lembrar que esse recurso já existe na ferramenta concorrente (Embarcadero RAD Studio) - os especialistas da Basconero já haviam apostado que isso seria criado em uma publicação do ano passado em nosso blog. Este recurso acelerará o tempo de prototipação, tanto para a criação quanto para a evolução dos aplicativos.

Quer conhecer um aplicativo desenvolvido em Xamarin? Pesquise pelo aplicativo “Xamarin Evolve” (ou Evolve16), que está sendo utilizado para acompanhar a conferência. É um aplicativo desenvolvido com Xamarin.Forms, que possibilitou reaproveitamento de 95% do código. Está disponível para iOS, Android e Windows.

Maiores informações em:

Adwind

Adwind é um cavalo de troia multiplataforma baseado em tecnologia Java. Funciona tanto em Windows quanto em Mac OS, Linux e dispositivos Android, onde é distribuído a partir de uma plataforma aberta e disponível a qualquer pessoa, através do modelo malware-as-a-service.

A maior preocupação dos fabricantes de antivírus é que esses ataques vêm crescendo e ficando mais difíceis de serem interceptados pelos sistemas antivírus, pois a infecção ocorre através do ambiente Java instalado. E não adianta atualizar o Java para a última versão, pois o Adwind não precisa explorar nenhuma vulnerabilidade dessa plataforma.

A técnica mais comum para uma infecção ocorrer é quando o usuário abre um anexo de e-mail infectado. Existem também variantes, onde o Adwind vem incorporado dentro de documentos do Microsoft Word, por exemplo. Já foram relatados ataques bem-sucedidos a partir de arquivos com extensão Jar, Pdf, Doc, Xls, Hta e Vbs.

Após a infeção inicial ele realiza downloads adicionais de código Java (.jar, etc.), plugins adicionais e até bibliotecas nativas (.dll), tudo com código malicioso criptografado, de forma oculta e silenciosa.

Dependendo da origem e da finalidade do ataque, a “ferramenta” instalada poderá ter as seguintes funções:

  • Capturar telas;
  • Capturar o pressionamento de teclas, permitindo roubar senhas e outras informações;
  • Roubar informações preenchidos em formulários de páginas da Internet, incluindo senhas;
  • Tirar fotografias e gravar vídeos a partir da câmera ou da webcam;
  • Gravar sons através do microfone;
  • Modificar e excluir arquivos;
  • Transferir arquivos entre o dispositivo atacado e a Internet;
  • Coletar informações de seu sistema, incluindo informações pessoais;
  • Roubar certificados e chaves criptográficas;
  • Interceptar e gerenciar mensagens SMS (dispositivos Android);
  • Clonar certificados utilizados em comunicações seguras (VPN);
  • Autoatualizar e instalar plugins adicionais para aumentar o poder de controle e de ataque.

A utilização de antivírus diariamente atualizado nem sempre impedirá ataques baseados em Adwind, e já existem empresas recomendando a desinstalação do Java.

"A fim de proteger a si e sua organização contra esta ameaça, 
o Kaspersky Lab incentiva as empresas a avaliar o propósito
de usar a plataforma Java e para desativá-la para todas
as fontes não autorizadas."
- Kaspersky Lab

Maiores informações em:

BABrazil 2015

29 Setembro 2015
Publicado em Eventos

Estão abertas as inscrições para a maior conferência de Análise de Negócios do Brasil.

O BA Brazil é o evento brasileiro que reúne profissionais e estudantes das mais diferentes regiões do país com um objetivo comum: debater, confraternizar e influenciar os rumos da análise de negócios no Brasil.

A conferência ocorrerá entre 12 e 13 de novembro no Centro de Convenções SENAC, Campus Santo Amaro, São Paulo.

Maiores informações em:

CAPICOM é um controle ActiveX criado pela Microsoft em 2001 para expor um conjunto reduzido e limitado de funções da Microsoft Cryptographic Application Interface (CryptoAPI) através da arquitetura COM. Desde o lançamento do Windows 7 este componente foi removido da instalação padrão do Windows e classificado como obsoleto pela Microsoft, não recebendo mais atualizações, investimentos e suporte desde então.

Conheça os principais motivos para abandonar o CAPICOM imediatamente:

  1. Windows Updates: A Microsoft distribui atualizações corretivas mensais e patches de segurança que podem ser emitidos a qualquer momento dependendo da gravidade da ameaça. Existe o risco dessas atualizações interferir no funcionamento das funções disponibilizadas pela CAPICOM a qualquer momento, sem aviso prévio. E no momento que isso ocorrer a Microsoft não lançará nenhuma atualização corretiva para o CAPICOM. Afinal, ela já vêm avisando o mundo inteiro a meia década;

  2. Plataforma de 64 bits: O componente CAPICOM foi compilado apenas para a versão de 32 bits. Isto significa que só pode ser utilizado em aplicativos compilados em 32 bits, não funcionará sob compilações de 64 bits, impedindo que os aplicativos usufruam do real desempenho disponível nos hardwares atuais;

  3. Novos protocolos criptográficos: Se sua necessidade de negócio precisar utilizar os novos protocolos da indústria, como por exemplo o Curvas Elípticas que está começando a ser utilizado no Brasil em âmbito federal, fique sabendo que CAPICOM não suporta nenhum desses protocolos;

  4. Obsolência de algoritmos: Existem bloqueios graduais orquestrados pela indústria que começarão a ter vigência a partir de 2016 visando abandonar o uso do algoritmo SHA1, que já não é considerado seguro. É mais um motivo para abandonar a arquitetura CAPICOM - antes que sua instituição seja pega de surpresa.

A Basconero, que é especializada em certificação digital, está prontamente capacitada para realizar serviços de migração da arquitetura CAPICOM para as arquiteturas vigentes CryptoAPI, .NET ou outras alternativas. Informe-se sobre nossa solução através do uso de um componente Delphi especialmente pré-configurado para este propósito.

Maiores informações em:


LibreOffice Conference

23 Setembro 2015
Publicado em Eventos
Assuntos:

Está ocorrendo nesta semana a Conferência do LibreOffice na Dinamarca.

Este evento está sendo patrocinado pela Collabora, a empresa líder de prestação de serviços que abriga a maior equipe de engenheiros certificados do LibreOffice do mundo. Através de seu principal produto, o LibreOffice-from-Collabora, essa empresa oferece uma versão corporativa dessa suíte de escritório adequada aos ambientes corporativos mais exigentes.

A Basconero, em parceria com a Collabora, elabora projetos de implantação dessa suíte, incluindo serviços de suporte, de customização e de integração a sistemas empresariais.

Maiores informações em:

A Salesforce oferece o Salesforce1 Platform, que na prática é uma composição de diversos produtos: Force.com, Visualforce, Heroku, ExactTarget Fuel, Salesforce Lightning Components, entre outros.

Na prática, seu uso é indicado para empresas que já utilizam os serviços agregados ao sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) deste fornecedor.

A SAP vende pacotes de produtos criados a partir de produtos da Sybase e da Syclo, consolidados no SMP (SAP Mobile Platform), incluindo também a oferta do SAPUI5 (HTML5 e jQuery).

Na prática, sua adoção ocorre somente nas empresas que já implementaram módulos de ERP deste fornecedor.